Turmas dos 2º e 5º anos encerram seus projetos anuais
As turmas exploraram temas como leitura, meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.
Após um ano intenso de novas descobertas, as turmas do Ensino Fundamental I mostraram tudo o que aprenderam em seus projetos para a comunidade escolar. Os 2º e 5º anos brincaram, cantaram, e fizeram com que seus familiares interagissem e refletissem sobre os temas de suas apresentações.
“Por meio dos projetos, o aluno é estimulado a estabelecer relações entre disciplinas acadêmicas e temas transversais, tais como: meio ambiente, cidadania e responsabilidade social”, explicou a coordenadora pedagógica de Linguagens, Ana Cristina Souza.
“Conhecendo autores, descobrindo histórias” tema do 2º ano, teve como propósito estimular o prazer pela leitura e a imaginação a partir das obras de três importantes autores brasileiros: Jonas Ribeiro, Eva Furnari e Cecília Meireles. No encerramento, as crianças fizeram uma apresentação teatral com os personagens dos autores.
O projeto das turmas de 5º ano, intitulado “Você é consumidor ou consumista?”, teve como objetivo desenvolver noções básicas de educação financeira, o espírito crítico em relação ao mundo consumista em que vivemos, e entender a importância de incluir realmente os valores éticos em nossas vivências cotidianas.
No dia da apresentação, os familiares foram convidados a participar de uma “aula híbrida” em que puderam assistir e interagir com as diferentes produções dos alunos e refletir sobre questões como: o valor das coisas, exploração do trabalho infantil, importância das palavras e consumo consciente.
Programa Internacional
Já o 5º ano Internacional realizou o estudo literário de dois clássicos durante o ano, as crianças leram em inglês “The wizard of Oz” (O mágico de Oz) e em espanhol “Charlie y la fabrica de chocolate” (A fantástica fábrica de chocolate). A turma analisou as obras e os valores éticos dos personagens e criaram jogos a partir delas. A culminância foi com os familiares sendo desafiados a jogarem, seguindo o enredo dos livros, um caça ao tesouro em língua espanhola e um jogo de tabuleiro em língua inglesa.
“Ampliar vocabulário por meio da leitura aumenta a bagagem cultural e promove reflexão sobre valores, aspectos sociais e culturais, e quando tudo isso está em outro idioma é ainda mais importante, pois valoriza o uso da língua estrangeira”, finalizou Angelita Almeida, coordenadora pedagógica do Jean Piaget Internacional.