Turmas dos 5º anos visitam Parque Ecológico Imigrantes
Visita visa valorizar e incentivar atividades interativas com a natureza, indo ao encontro do projeto anual dos alunos.
Um centro de estudos da Mata Atlântica com experiências reais, digitais e sensoriais, o Parque Ecológico Imigrantes – PEI, localizado na rodovia homônima, em São Bernardo do Campo, foi o destino dos 5º anos do Ensino Fundamental.
De acordo com a professora Paula Teixeira, o estudo do meio vai ao encontro do projeto anual da turma, que privilegia o desenvolvimento do senso crítico enquanto discute questões envolvendo consumo, empreendedorismo e sustentabilidade.
O objetivo da saída pedagógica foi propiciar aos alunos uma atividade exploratória sobre a fauna e a flora locais, valorizar e incentivar atividades interativas com a natureza e conhecer formas sustentáveis de convivência que propiciam maior qualidade de vida. Eles realizaram essas atividades orientados por profissionais das áreas de gestão ambiental e biólogos que trabalham no local.
“Quando passamos pela Rodovia Imigrantes, nós não nos damos conta de como a vegetação da Mata Atlântica é bonita e do quanto as copas das árvores são altas. Eu amei muito a visita, pois aprendi muito sobre preservação ambiental com o modo que cuidam do parque e eu não sabia que existia um espaço tão legal assim perto de nós”, finalizou a aluna Sofia Vieira.
Sobre o parque
O Parque Ecológico Imigrantes (PEI), foi inaugurado em 29 de novembro de 2018, e possui cerca 490 mil metros quadrados de natureza preservada. O local foi um presente da Fundação Kunito Miyasaka ao Brasil, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa, sua construção utilizou, além da engenharia convencional, conceitos e técnicas de bioconstrução para reduzir o impacto ambiental. Além disso, o PEI recebeu o certificado de primeiro parque sustentável do mundo.