Vereadores mirins enriquecem seu projeto em conversa com aluno do Ensino Médio
Os 4º anos aprenderam um pouco mais sobre a rotina da Câmara com o vereador jovem João Vitor Gimenez.
Quando você tinha nove anos, alguma vez já pensou em ser vereador? Você sabia qual era o papel do cargo no poder legislativo? Com o intuito de conscientizar os 4º anos com as respostas desses questionamentos, o aluno João Vitor Gimenez, do Ensino Médio, conversou com as turmas sobre sua experiência como representante do Colégio na Câmara Jovem de Santos.
O jovem vereador compartilhou como é a rotina na Câmara e quais os processos necessários até que uma proposta seja aprovada e entre em vigor: “Foi legal para eles entenderem como funciona o sistema da cidade em que eles vivem, eles propuseram melhorar aspectos como os lixos nas ruas e no mar e até a mobilidade urbana, ouvir as ideias das crianças e poder conversar com eles foi incrível!”, afirmou o estudante.
A visita de João faz parte da proposta “Vereadores mirins”, das aulas de Filosofia da turma com a professora Tatiana Lobosque. “Esse trabalho visa conscientizar os alunos sobre o que é ser cidadão e o que é ser político, eu propus a simulação da Câmara e eles abraçaram a iniciativa”, contou Tatiana.
A partir daí, os grupos analisaram dados sobre Santos durante as aulas e foram estimulados a pesquisarem pontos fundamentais sobre a cidade que precisam receber um olhar mais acolhedor, assim chegaram a conclusão de que o aspecto mais crítico é o ambiental, área para qual voltaram suas propostas.
O próximo passo para os 4º anos é simular a dinâmica de uma sessão do plenário. Eles foram divididos em bancadas e cada uma está criando seu projeto de lei sustentável para Santos. Em seguida, as crianças irão elaborar, junto à professora Patrícia Neves, de Oficina de Língua Portuguesa, uma carta aberta para ser entregue aos vereadores durante o estudo do meio na Câmara, que acontecerá ainda no mês de outubro.