25 de abril de 2019

Visita ao Memorial do Imigrante e Museu Afro proporciona experiência cultural para alunos do 4º ano

Os alunos ficaram encantados com os itens históricos da exposição. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Atividade promove a compreensão da importância do patrimônio do país.

Os alunos dos 4º anos participaram de um estudo do meio para o Memorial do Imigrante e para o Museu Afro, em São Paulo, a fim de explorar o papel da imigração como elemento de formação do nosso país.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”, que tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central.

A exposição aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos XIX e XX, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação do estado e da cidade de São Paulo.

“Essa atividade auxilia o professor no processo de desenvolvimento do aluno, pois desperta seu interesse pela história. Eles vivenciam os acontecimentos passados e compreendem a importância da preservação do patrimônio”, explica a professora Carolina Gomes.

Para conhecer parte da cultura brasileira, os alunos também puderam vivenciar as contribuições deixadas pelos povos africanos no Museu Afro. O local abriga um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII até os dias de hoje.

A exposição tem como objetivo desconstruir um imaginário da população negra, construído fundamentalmente pela ótica da inferioridade ao longo dos anos e transformá-lo em um imaginário estabelecido no prestígio, na igualdade e no pertencimento, reafirmando o respeito por uma população matriz do nosso país.