15 de junho de 2018

19ª edição do Festival de Teatro Jean Piaget

Foram quatro noites de apresentações de peças e leituras dramatizadas.

Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II organizaram roteiros, criaram cenários, figurinos e a sonoplastia de peças de teatro que foram apresentadas durantes quatro noites no Festival de Teatro do Colégio.

O evento interdisciplinar, que acontece anualmente, envolveu as áreas de Linguagem, Ciências Sociais e Humanidades. Os professores acompanharam os alunos em todo o processo de construção das peças. Os grupos contaram, ainda, com diretores teatrais para organizar o posicionamento de palco, trabalhar expressão, oralidade e postura.

O projeto tem início com a escolha dos gêneros textuais e livros paradidáticos do semestre, que são trabalhados pelas disciplinas envolvidas e adaptados para o gênero dramático. Em seguida, as turmas definem critérios para elaboração dos figurinos, cenários e sonoplastia.

“O Festival é pedagogicamente completo. Nossos alunos são inseridos em um universo cultural por meio da leitura. Habilidades de escrita, oralidade e convívio social são desenvolvidas durante o processo”, garante a coordenadora de Linguagens, professora Cristiane Choia.

Além das apresentações teatrais, os alunos, em duplas, fizeram leituras dramatizadas nas línguas inglesa e espanhola. A turma do 9º ano Internacional também se apresentou em alemão. A leitura dramatizada em língua estrangeira potencializa o uso de habilidades comunicativas como a entoação e a leitura proficiente, além da prática das estruturas gramaticais aprendidas em sala de aula.

Durante as quatro noites do Festival, alunos dos aprofundamentos de Violão, Teatro, JP Imagens e Dança de Rua fizeram apresentações para os convidados. O evento também contou com a presença ex-alunos e profissionais que atuaram como jurados para avaliar as peças em português e as leituras dramatizadas em língua estrangeira. Critérios como cenário, figurino, enredo, harmonia, oralidade e postura foram avaliados.