26 de junho de 2019

9º anos visitam Show de Física e Memorial da resistência

O programa do Memorial da Resistência busca promover reflexão sobre as temáticas da época. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Alunos assistiram show na USP e puderam aprender mais sobre as memórias da resistência política no Brasil.

Com o intuito de vivenciar conteúdos pedagógicos, os 9º anos visitaram duas instituições na cidade de São Paulo: o Instituto de Física da USP, onde assistiram um show de Física apresentado por alunos da graduação, e o Memorial da Resistência, que possui uma exposição sobre o período da ditadura militar.

Durante a exibição do espetáculo, eles presenciaram demonstrações de fenômenos físicos como a “estrutura humana”, em que quatro pessoas simulam a construção de um edifício e a eletricidade estática, gerada apenas com uma bexiga. A apresentação, divertida e interativa, permitiu ao grupo ampliar o seu conhecimento pela ciência.

De acordo com o coordenador pedagógico de Ciências Naturais, Reinaldo Lopes, a abordagem utilizada na performance dos universitários é interessante por conta de seu dinamismo e proximidade com o público: “A disciplina tem fama de difícil, depois de assistirem o show, as turmas percebem que é mais simples do que parece e que a Física está presente em muitas situações de seu dia a dia”, comentou.

Já o Memorial da Resistência é um museu dedicado à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas no Brasil. O objetivo da visita ao local foi promover a reflexão sobre as temáticas da época, a fim de estimular ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos.

“Nós ainda não tínhamos visto o conteúdo da ditadura militar quando visitamos o museu, foi muito legal chegarmos à aula de História com esse conhecimento prévio sobre o assunto, ainda mais por termos uma explicação muito didática durante a visita e visto fotos da época”, concluiu a aluna Sasha Cumming.