26 de setembro de 2018

Alunos aprendem formas de cultivo sustentáveis durante visita à Fazenda Ituaú

Local é considerado uma propriedade rural modelo e pratica agricultura familiar.

Aproximar a criança da natureza, fazer com que ela crie o hábito de uma alimentação mais saudável e que conheça formas sustentáveis de plantio foi o objetivo do estudo do meio com os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental II. Eles foram para a Fazenda Ituaú, uma propriedade rural modelo, produtora de alimentos vegetais.

Munidos de um roteiro de observação previamente discutido, o grupo realizou anotações, formulou questões, registrou impressões e imagens, com a finalidade de utilização posterior nas aulas e atividades das disciplinas envolvidas.

Durante a visita, eles observaram as formas de cultivos de verduras, legumes e frutas em campo aberto e estufas agrícolas, onde semearam e plantaram. Observaram os animais da fazenda, o minhocario e elaboraram uma salada divertida. Além disso, conheceram todo o processo pelo qual os alimentos passam até chegarem às prateleiras dos supermercados.

Este projeto tem como propósito levar ao conhecimento da turma a possibilidade de produção ambientalmente sustentável, do uso da tecnologia no manuseio da terra e da utilização de uma alimentação saudável.

Para o coordenador de Ciências Exatas, Reinaldo Lopes, além de influenciar em uma melhor qualidade de vida, esse estudo do meio tem vários outros benefícios. “A forma de cultivo dos vegetais na Fazendo Itaú mostrou para os alunos a importância da água perante o meio ambiente e os seres vivos, as formas corretas de irrigação e os meios disponíveis para obtê-la, entre muitas outras questões significativas”, exemplificou.