22 de outubro de 2018

Alunos do 8º ano participam de saída pedagógica para o Memorial da América Latina e Bienal de Arte de São Paulo

O projeto envolveu as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Arte.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II participaram de uma saída pedagógica para o Memorial da América Latina e a 33ª Bienal de Arte de São Paulo. O projeto, que envolveu as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Arte, teve o objetivo de promover a valorização das influências culturais da América Latina e o contato com a arte contemporânea.

Para o coordenador de Ciências Humanas e Arte, Bruno Joaquim, o estudo do meio foi interessante porque os alunos estão estudando sobre o continente americano e independência dos países latinos. “No memorial eles fazem um trabalho de valorização da América Latina e contam um pouco mais da história do continente. Tem tudo a ver com o conteúdo deles”, contou Bruno.

Além de explorar o conteúdo aprendido dentro da sala de aula, existe o aspecto arquitetônico já que o memorial foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Eles também visitaram um museu que abriga peças de várias culturas, podendo assim, comparar as questões culturais entre os países latinos.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a 33ª Bienal de Arte de São Paulo, que é uma instituição pulsante que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais. “É super importante eles verem as instalações de perto, porque isso eles não conseguem ver e sentir só através dos livros. É diferente você estar lá pessoalmente”, contou Bruno.