Alunos dos 7º anos exploram a Mata Atlântica em Bertioga
Durante o estudo do meio, alunos apreciaram fauna e flora em uma trilha de 5km.
Os alunos dos 7º anos tiveram a chance de explorar as características do Bioma Mata Atlântica durante uma visita a Trilha d´água, no Sesc Bertioga. A atividade envolveu as disciplinas de Geografia e Ciências.
O estudo começou com a travessia do Rio Itapanhaú. Do outro lado do rio, tem início a trilha, com cerca de 5 km. O caminho é construído sobre um aterro, sob o qual está o cano que leva água para a colônia de férias do Sesc, daí o nome da trilha. Pode-se, portanto, conhecer a rica vida que existe neste ecossistema e passar pelo Mangue sem ter que enlamear os pés.
Em seguida, o grupo passou pela Mata de Restinga, onde se encontram as Bromélias e as Caixetas, árvores em extinção devido à intensa utilização para a fabricação de lápis até meados do século passado.
“Conhecer essa região é importante para vivenciar o conteúdo das disciplinas e principalmente para respeitar e entender a importância da manutenção da biodiversidade da nossa região”, explica o professor de Ciência, Ricardo Silva.
No final desse trecho e início da Mata Atlântica, atravessa-se uma ponte sobre o Rio Guaxinduva, com suas águas transparentes. A partir daí, a mata fecha sobre a trilha e não se vê mais as encostas da Serra do Mar.
A trilha prossegue sempre plana e, no sopé da Serra do Mar, encontra-se uma piscina natural. Nesse momento, os alunos tiveram a chance de bater um papo a respeito do que foi visto, tomar um banho na piscina e fazer um lanche.