20 de fevereiro de 2018

Aula de História simulou relações sociais da Idade Média

Alunos e professor recriam sistema feudal para entender o valor das terras na época.

Na Idade Média, os reis, denominados suseranos, eram donos de terras e os vassalos, nobres que viviam nestas terras, ofereciam proteção aos monarcas.

Nesse contexto, as terras eram um instrumento para a obtenção de poder e, para entender como eram construídas as relações sociais da época, os alunos do 7º ano participaram de uma dinâmica durante aula de História.

“O que o suserano oferece aos vassalos?”, pergunta o professor de História, Rodrigo Grillo. “Proteção e fidelidade!”, responde a aluna Giulia Gomez.

Na atividade, bambolês e colchonetes representavam as terras. Os alunos, como vassalos, tinham que defender territórios e, caso conquistassem um pedaço de terra, se tornariam suseranos.

“O objetivo foi mostrar o esquema da sociedade feudal, para demonstrar o valor e o perigo que as terras representavam na Idade Média”, explica o professor.

A aula propôs a sensibilização dos alunos frente ao tema, por meio de metodologia ativa, que trabalhou com a simulação de uma relação social do passado.