Cananéia é destino do estudo do meio dos 8º anos
Grupo esteve envolvido em diversas atividades práticas e teóricas.
Os 8º anos do Ensino Fundamental II estiveram em Cananéia, uma das primeiras cidades do Brasil, para realizar um estudo do meio que faz parte do projeto de Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável. A atividade envolveu as disciplinas: ciências, geografia, história e artes.
Além do destino principal, o grupo também pôde conhecer a Ilha do Cardoso, considerada pela UNESCO um patrimônio da humanidade por deter boa parte do que restou da Mata Atlântica, e Ilha Comprida, que é uma cidade próxima. Os dois lugares possuem ricos ecossistemas que proporcionaram vivências práticas sobre biomas e vegetação.
Eles também visitaram museus, monumentos, o centro histórico e fizeram trilha. Todos foram munidos de um roteiro de observação previamente discutido, que permitiu que eles realizassem anotações, formulassem questões, registrassem impressões e imagens, tudo com a finalidade de utilização posterior nas aulas e atividades das disciplinas envolvidas no projeto.
“Entrevistamos um pescador e aprendemos um pouco sobre redes e a pesca. Também vimos o processo de seleção e limpeza dos peixes”, contaram os alunos Sofia Veloso, Sasha Cumming, Diego Conde e Bruno Assaf.
Ao todo, foram 3 dias de aprendizado e interação que possibilitaram ao grupo agregar bagagem em diversas áreas de conhecimento.