08 de maio de 2019

“Cidades do futuro” começam a ser projetadas pelos alunos dos 8º anos

Todos os componentes da “Cidade do futuro” estão sendo projetos pelos alunos em um software. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Na disciplina de Projeto de Iniciação Científica as turmas vão criar maquetes de uma cidade sustentável.

Os 8º anos do Ensino Fundamental II já estão em fase de produção de seus trabalhos para a disciplina de Projeto de Iniciação Científica – PIC. Intitulada “Cidade do futuro”, a proposta prevê que cada turma construa uma maquete baseada em Santos, com fontes energéticas sustentáveis.

De acordo com o coordenador do PIC, Reinaldo Lopes, com essa iniciativa os alunos englobam as disciplinas de Artes, Ciências e Tecnologia. Na etapa inicial da criação da miniatura, as turmas estão modelando construções que vão compor a cidade em um programa de design computacional tridimensional chamado TinkerCad, posteriormente, essas peças serão produzidas na impressora 3D do Colégio.

Divididos em grupos de três integrantes, eles também já personalizaram as bases da maquete em peças de madeira. Quando o período de fabricação chegar ao fim, as partes serão acopladas a uma unidade central, representada pelo Colégio Jean Piaget.

Durante as aulas de fabricação digital, o grupo desenvolve uma série de habilidades, como criatividade, visão espacial e conceitos de Geometria. “Os alunos aprendem a modelar para a impressora 3D e têm um contato direto com a ferramenta. Assim, eles participam ativamente do processo de construção do produto final, e não apenas veem depois que está feito”, finalizou Lorraine Santana, da equipe de Tecnologia da Educação da escola.