28 de agosto de 2018

Debate é estratégia para desenvolver habilidades nas aulas de humanidades

Recurso estimula alunos a pesquisar e compreender diferentes pontos de vista.

No Ensino Fundamental II, o debate tem sido usado como estratégia metodológica ativa. A prática oferece ao aluno a possibilidade de trabalhar a timidez e a oralidade, enquanto se expressa em público.

Os professores da área de Ciências Humanas e Arte passaram por um processo de formação e troca de experiências sobre o assunto. Com a iniciativa, os estudantes percebem que suas experiências e conhecimentos prévios também são importantes para a construção do conhecimento de todos.

Na disciplina de Geografia do 8º ano, por exemplo, a turma debateu a influência dos EUA na América Latina e no Oriente Médio. “As aulas sobre Geopolítica ganharam muito mais dinamismo quando eles passaram a pesquisar sobre diferentes pontos de vista, organizar suas ideias em grupo e defender o seu posicionamento por meio de argumentações e contra-argumentações” afirmou a mediadora da discussão, a professora Thais Godoy.

Segundo o coordenador de Ciências Humanas, professor Bruno Joaquim, debater oferece a responsabilidade de parte significativa de seu processo de aprendizagem, na medida em que ele deve preparar-se para a aula, se aprofundando no tema por meio de pesquisa e traçando estratégias de argumentação.

“O desafio muitas vezes é defender um ponto de vista com o qual você não concorda. Isso gera a possibilidade do aluno compreender com profundidade uma visão da realidade diferente da dele, desenvolvendo empatia e visão crítica de mundo” finalizou.