05 de abril de 2018

Diário de bordo – Cananéia e Ilha do Cardoso

Alunos do 8º ano participam de estudo do meio na região de grande importância histórica e ecológica.

Dia 1 – 04/04

Chegamos a Cananeia e almoçamos no restaurante Sambaqui, comida muito boa e sorvete de sobremesa. No caminho para o restaurante, já pudemos perceber um pouco do centro de cidade. Após o almoço, voltamos para o hotel, escovamos os dentes e nos preparamos para percorrer o centro histórico. Andando pela cidade conhecemos o sr. Romeu, um caiçara que nos contou sobre a história de Cananéia e da Ilha do Cardoso, lugar em que morou antes de se tornar Parque Estadual. Partimos para o museu, onde vimos um tubarão branco “empalhado”, conhecemos um pouco da história colonial da cidade, sobre os sambaquis e as construções feitas a partir dele. Saindo do museu fomos a uma árvore centenária que “abraçou” um monumento e o escondeu. Seguimos para o entreposto de peixe, onde aprendemos sobre as redes e a pesca, entrevistamos um pescador, vimos o processo de limpeza e seleção dos peixes. Voltamos para o hotel para finalmente descansar e para o momento de lazer.

Por hoje é só! Até amanhã.