06 de novembro de 2018

Estudo dos gêneros jornalísticos leva os alunos ao Grupo Tribuna

Alunos passaram por diversos departamentos e viram como funcionam o jornal impresso, TV e rádio.

O estudo dos gêneros jornalísticos faz parte do currículo do 7º ano do Ensino Fundamental II, pensando nisso, eles visitaram o Grupo Tribuna onde puderam conhecer onde e como funciona a TV, a rádio e o jornal impresso.

De acordo com a coordenadora pedagógica de linguagens, Cristiane Choia, os alunos estudaram os aspectos sociocomunicativos da categoria e seus elementos composicionais verbais e não verbais, sendo que, o principal objetivo da saída pedagógica foi a efetivação desse estudo.

Guiados pelo gerente de transmissão da TV Tribuna, Jorge Brasil, o grupo passou pelos departamentos administrativos, redação, central técnica, ilhas de edição, controle mestre e computação gráfica. Alguns jornalistas chamaram a atenção, como o apresentador do G1, Alexandre Lopes, que pôde explicar um pouco mais sobre a diferença do texto de um veículo impresso para o texto de um veículo digital.

Mas sem dúvidas, a parte do trajeto que mais causou euforia na turma foram os estúdios onde são gravados os programas da emissora. Foram inúmeras selfies e curiosidades, e alguns deles se depararam com aparelhos já conhecidos por conta dos Aprofundamentos do Colégio, como o microfone lapela, o TP (teleprompter) e o Chroma key.

“Os alunos puderam conhecer in loco os estúdios e compreender o espaço onde é produzido o gênero estudado. Conhecer o Grupo foi um meio para aperfeiçoar a capacidade crítica sobre os textos jornalísticos”, concluiu a professora de produção textual, Camila Ribeiro.