17 de junho de 2019

Festival de Teatro do Colégio completa 20 anos de história

Turmas do 6º ano se apresentaram na 2ª noite de Festival. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Com a participação de toda a comunidade escolar, a vigésima edição do evento foi realizada no Teatro Coliseu.

Há 20 anos, os alunos do Jean Piaget sentem o frio na barriga ao subirem aos palcos do Festival de Teatro do Colégio. Enquanto para uns é uma oportunidade para vencer a timidez e fortalecer laços, para outros é também a descoberta da paixão por atuar.

A ex-aluna Victoria Ariante é um exemplo de como vivenciar essa experiência influenciou na escolha da sua profissão: “Quando eu penso no Festival, eu lembro em como algumas palavras sobre teatro como sonoplastia, dramaturgia, noção de continuidade, ritmo e coletivo foram apresentadas para nós e fizeram com que eu me encantasse pelo mundo artístico,  até hoje eu levo tudo o que aprendi no meu dia a dia no meu trabalho.”  atualmente, Victoria trabalha como atriz e assistente de direção.

E isso não é tudo, há ainda aqueles que participam do que acontece por trás dos palcos, na produção, eles são responsáveis por elementos como o cenário, a trilha sonora e o figurino.  A vigésima edição do evento aconteceu no Teatro Coliseu e também contou com a participação de ex-alunos.

A história do Festival começou em 1997, quando foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais. O documento foi responsável por nortear um trabalho bastante intensivo de leitura e produção textual envolvendo turmas de Ensino Fundamental II e Médio.

“Escolhiamos os livros, geralmente clássicos da disciplina da literatura infanto-juvenil, e propusemos aos alunos que realizassem adaptações teatrais como forma de instigá-los a mergulhar no universo das obras e dos personagens”, contou Ana Souza, que na época era coordenadora de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental II e Médio e foi uma das responsáveis por estruturar o projeto.

Esse início de trabalho com o texto teatral foi tão surpreendente e transformador para os alunos e professores que já não era mais possível apresentá-lo somente dentro da Escola. Com o intuito de que toda a comunidade escolar pudesse apreciar a produção desenvolvida, a equipe pedagógica iniciou as exibições em um espaço externo, e em 2000 aconteceu o 1º Festival de Teatro do Colégio Jean Piaget.

Com o sucesso do evento, alguns atores experientes foram convidados para dar suporte técnico a todos, foi nesse momento que a professora e diretora teatral Angélica Magenta passou a auxiliar os pequenos artistas  a interpretar e dramatizar seus textos, função que ela exerce até hoje.

As prévias são realizadas na escola desde a primeira edição do evento, os alunos avaliados e os escolhidos apresentavam seus textos no Festival. No início eram somente três categorias para premiações: melhor ator, melhor atriz e melhor peça.

Após alguns anos, a equipe pedagógica decidiu iniciar a apresentação de textos nas línguas estrangeiras inglês e espanhol também,  e consequentemente passaram a premiar melhor ator, melhor atriz e melhor peça em língua estrangeira.

A disciplina de Artes trouxe o apuro artístico às exibições. Os alunos desde então, além de ler, adaptar ou criar seus textos teatrais, precisavam pesquisar a respeito de linguagem, espaços e vestimentas. Foi necessário, então, criar categorias que valorizassem esse trabalho como melhor roteiro, cenário, figurino e sonoplastia. Todos aguardavam o Festival anual com expectativa e os talentos não paravam de surgir tornando imprescindível  a criação da categoria ator/atriz revelação.

Atualmente, o espetáculo interdisciplinar, que acontece uma vez ao ano, envolve as áreas de Linguagem, Ciências Sociais e Humanidades e os professores continuam acompanhando todo o processo de construção das peças. Os grupos contam, ainda, com diretores teatrais para organizar o posicionamento de palco, trabalhar expressão, oralidade e postura e a turma do Jean Piaget Internacional também se apresenta em alemão.

O evento também contou com a presença ex-alunos e profissionais que atuaram como jurados para avaliar as peças em português e as leituras dramatizadas em língua estrangeira.

“Há 20 anos, o Festival consolida-se como uma das mais importantes atividades culturais desenvolvidas no Colégio, ele está ligado à história de muitos alunos, professores e coordenadores. Além de ser pedagogicamente completo, as turmas são inseridas em um universo cultural por meio da leitura. Habilidades de escrita, oralidade e convívio social são desenvolvidas durante o processo”, concluiu, orgulhosa, a atual coordenadora pedagógica de Linguagens, Cristiane Choia.