Inteligência artificial no curso de Aprofundamento
Software Watson alia tecnologia ao aprendizado.
Utilizando uma plataforma cognitiva, os alunos do curso de Aprofundamento em Inteligência Artificial criaram um chat inteligente, capaz de interagir com seres humanos e aprender com eles.
O software Watson, da International Business Machines (IBM), tem capacidade de aprender e pode ser alimentado constantemente com novas informações a partir de suas interações.
Isso é possível, pois as plataformas de computação cognitiva utilizam algoritmos avançados de machine learning (ou aprendizado de máquina) que entendem a linguagem humana natural, como textos e imagens.
O projeto foi todo desenvolvido pelos alunos, como explica a professora Lorraine Santana: “Após conhecer a plataforma e treinar o assistente, que não precisa de frases pré definidas para responder, pois é capaz de reconhecer a intenção do usuário, os meninos aprenderam a linguagem de programação NodeRED, também da IBM, capaz a conectar essa assistente a serviços de mensagem”.
Essa é apenas uma das funcionalidade do software, que apresenta possibilidades infinitas de processamento de dados. Miss Cookie, a robô inteligente que conversa dentro do ambiente escolar do Jean Piaget foi apresentada aos alunos na exposição do Aprofundamento no final de junho.