06 de dezembro de 2018

Jornada Científica Jean Piaget promove experimentação e descoberta de aptidões

Projeto acontece no segundo semestre para que os alunos apresentem seus trabalhos.

A partir do 6º ano, os alunos passam a desenvolver projetos de Iniciação Científica (PIC). Trata-se de uma ferramenta de apoio teórico e prático com a qual os estudantes, acompanhados por um professor orientador, são estimulados a organizar uma metodologia para elaboração de uma pesquisa científica.

Aqueles que mais se destacam em seus trabalhos se apresentam para a comunidade escolar desenvolvendo aptidões não somente de análise e consulta como também desenvoltura na apresentação oral.

A Jornada Científica Jean Piaget privilegia o uso de habilidades como: experimentação, organização e interpretação de dados. O nível de complexidade dos projetos aumenta de acordo com cada série.

Com ênfase no segundo semestre, o projeto abrange as áreas de Ciências Naturais, Humanas e suas Tecnologias e se encontra em sua 16ª edição. As turmas coletam, analisam dados sobre os mais diversos temas e apresentam seus trabalhos, que são avaliados por uma banca examinadora.

“Creio que ao tentar descobrir e elaborar respostas para seus questionamentos, os alunos, sejam de quaisquer idades, começam a compreender o mundo que os rodeia e a sociedade em que vivem”, contou o coordenador pedagógico de Ciências Naturais, Reinaldo Lopes.