02 de abril de 2019

Júri simulado promove reflexão sobre bullying para alunos do Ensino Fundamental II

Os alunos utilizaram casos reais de bullying durante o tribunal. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Proposta da atividade é estimular a empatia e o senso crítico.

A empatia é a capacidade de se identificar e se colocar no lugar do outro. Esse foi o tema trabalhado durante o mês março no projeto “Competências para a vida”, que estimula atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis.

O desenvolvimento de competências socioemocionais é uma maneira de conectar o indivíduo ao mundo onde vive. Estimulam habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia e tomar decisões de maneira responsável. Essas características precisam ser entendidas como parte de um processo de formação integral, que não se restringe à transmissão de conteúdos.

Por isso, os alunos dos 8º e 9º anos participaram um tribunal para julgar casos reais de adolescentes que sofreram bullying. Eles discutiram o caso previamente, dividiram seus papéis no julgamento e atuaram conforme as suas escolhas.

O veredito final, após estudo do caso e atuação no julgamento, foi deliberado pelos jurados, com o aval do juiz. “Eu pretendo trabalhar com direito no futuro e a atividade representou de uma maneira bem fiel um tribunal de verdade, então foi bem interessante. Além disso, o objetivo foi trazer o tema do bullying à tona que é muito importante ser discutido”, contou o aluno do 8º ano, Pedro Juvenal.

“Atividades como essa propiciam uma reflexão sobre atos praticados e ajudam eles a entenderem as consequências. Com exemplos reais, o adolescente consegue se colocar melhor no lugar do outro e refletir sobre a situação”, explicou a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Thaís Nogueira.