Júri simulado propõe reflexão sobre bullying
Proposta promove a empatia e o senso crítico.
Enquanto representavam integrantes de um júri, os alunos dos 8º anos refletiram sobre bullying. Durante a simulação, os grupos foram apresentados a caso reais.
A atividade, que envolveu a disciplina de história, faz parte das ações do Projeto Competências para Vida. “Trata-se de um importante exercício para o desenvolvimento da empatia e do senso crítico”, explicou a orientadora educacional da unidade, Thais Nogueira.
O júri simulado oferece aos alunos a oportunidade de perceber o tema sobre diferentes prontos de vista. “Essa é uma forma interessante de trabalhar a construção e a desconstrução de conceitos”, garante o coordenador de Ciências Humanas, professor Me. Bruno Joaquim.
Os advogados de defesa e os promotores elaboraram argumentos a partir de fatos reias, apresentados por seus professores. O juiz, o réu, os jurados e as testemunhas também se basearam nas informações oferecidas para simular o júri.
“Foi muito interessante. Todos puderam expressar sua opinião. Conseguimos entender a função que cada um desempenha no júri e o escutar os prontos de vista de todos. Foi difícil ponderar os diferentes argumentos, mas no final, chegamos a um acordo”, explicou a aluna Thalita Silva.