29 de abril de 2019

Oficina de fotografia: 7º anos exploram papel da imagem na aula de artes

Enquanto observavam obras de René Magritte e Sebastião Salgado, alunos refletiram sobre papel da imagem. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Estudo propôs conversa sobre poesia do cotidiano em diálogo com a arte contemporânea.

Enquanto percorriam cinco diferentes estações, os alunos dos 7º anos tiveram a chance de explorar planos de tomada, fotografia documental e artística, arte contemporânea e técnicas de ligth paint. A oficina de fotografia faz parte da proposta da disciplina de Arte e foi oferecida pelas jornalistas Marcela Ferraciú e Victória Rodrigues, em parceria com a professora Melissa Ferrauche.

A atividade foi uma oportunidade para que a turma pudesse refletir sobre a banalização da imagem e o papel da fotografia. “Esse estudo surge para conversarmos sobre a poesia do cotidiano e tudo que passa despercebido ao nosso olhar, fazendo um diálogo com a arte contemporânea”, explicou Melissa.

A partir de imagens de René Magritte e Sebastião Salgado, os alunos foram convidados a pensar na fotografia como crítica social, arte e documento histórico.

As obras de Javier Pérez também fizeram parte de oficina. “A proposta desse projeto no 7º ano é explorar o olhar fragmentado e a imagem que cria outra imagem. Por isso, os alunos não só conheceram o trabalho de Javier, como realizaram suas próprias criações a partir da proposta do artista”, comentou Marcela.

Nas aulas que seguiram, os 7º anos fotografaram o Colégio em busca de novas perspectivas, ângulos e olhares “já que a arte não reproduz o que vemos, ela nos faz ver, como diz o artista Paul Klee”, relembrou Melissa.