05 de novembro de 2018

“A arte como transformação de mundo” é o tema do projeto dos 1º anos

Ensino Fundamental I realizou apresentação teatral envolvendo diversos nomes conhecidos do mundo da arte.

Em meio a um cenário cheio de cor, os pequenos dos 1º anos do Ensino Fundamental I apresentaram seus projetos para toda a comunidade escolar com o tema “A arte como transformação de mundo”.

O objetivo dessa dinâmica é sensibilizar e ampliar o olhar estético da criança, despertar o senso crítico, a valorizar a arte como fonte de criação, expressão e representação.

A preparação para o grande dia começou no início do ano letivo e a escolha dos papeis e das falas foi feita por eles mesmos por meio de sugestões e votações. Para que eles pudessem se aprofundar no tema, as turmas participaram de uma aula híbrida de fotografia, uma oficina de cinema, uma atividade com violino e uma palestra sobre os desafios do teatro.

De acordo com a professora Priscilla Albuquerque, o mais importante dentre todo o conhecimento adquirido, foi que eles puderam perceber que o mundo artístico está em toda parte: “Ao longo das aulas eles constataram que arte não é só pintar! Canto, dança, escrita também fazem parte deste universo. Sem contar o envolvimento de todo o grupo porque cada um pôde se apaixonar um pouquinho por uma vertente”.

Divididos em duas turmas para as exposições do trabalho que envolveu todas as disciplinas, eles mostraram para os pais um pouco do que aprenderam sobre Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Van Gogh, Rubens Matuck, Alfredo Volpi e Frida Kahlo.