26 de julho de 2019

Alunos apresentam projetos no Fórum Internacional Jovem de Ciências de Londres

Alunos desembarcando em Londres para apresentação no Fórum. (Foto: Arquivo pessoal)

Evento é promovido anualmente pelo Imperial College, universidade referência em desenvolvimento tecnológico.

Os alunos do Ensino Médio, Carolina Sousa, Elisa Amaral, Gabriela Craveiro, João Vitor Basseto, Raissa Nogueira e Thomas Conway estão apresentando seus Projetos de Iniciação Científica (PIC) no Fórum Internacional Jovem de Ciências de Londres (London International Youth Science Forum).

O evento, que acontece entre os dias 25 de julho e 06 de agosto, conta com a participação de aproximadamente 500 alunos de Ensino Médio de mais de 70 países e é promovido pelo Imperial College, uma universidade referência na desenvolvimento de conhecimento tecnológico. A The Royal Geographical Society, instituição que apoia geógrafos pelo mundo, também é responsável pelo evento. Além das atividades da feira, centenas de pesquisadores importantes de varias áreas do conhecimento apresentam seus trabalhos e suas linhas de pesquisa científica para os jovens pesquisadores que participam do Fórum.

Os projetos foram selecionados entre todos os apresentados no Colégio em 2018. As pesquisas finalistas foram elaboradas como parte do Projeto de Iniciação Científica, disciplina que faz parte da matriz curricular do Ensino Médio. “Durante o PIC, os alunos tem a chance de se aprofundar em um determinado assunto enquanto desenvolvem habilidades para a leitura crítica da realidade e a produção de conhecimento”, explicou o coordenador pedagógico, professor Reinaldo Lopes.

Confira os temas dos trabalhos apresentados:

Bissexualidade e preconceito: Estudo explicativo sobre o preconceito sofrido por bissexuais dentro e fora do meio LGBTQ+

Embionana: uma embalagem biodegradável de biomassa de banana verde

Utilização de Nitrato de Gálio – Ga(NO3)3 – como método alternativo para o controle de crescimento bacteriano e fúngico in vitro

Além da programação interna, os alunos têm a oportunidade de visitar pontos turísticos, museus e universidades inglesas. O Fórum Internacional tem como principais objetivos o compartilhamento de conhecimento, o intercâmbio cultural e científico, além do desenvolvimento acadêmico. A programação dos 15 dias de evento conta com debates, apresentações de trabalhos e palestras.