04 de outubro de 2018

Alunos apresentam trabalhos de Iniciação Científica durante a Banner Section

Essa é a última etapa da disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC).

Durante a XVI Mostra Cultural do Colégio, os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio apresentaram seus projetos de iniciação científica para a banca de avaliação e comunidade escolar. A Banner Section é a última etapa do trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Iniciação Científica (PIC).

Depois da escolha da área de pesquisa, as turmas se encontram semanalmente durante todo o ano letivo com os professores orientadores para o acompanhamento do trabalho.

Os grupos fazem o levantamento bibliográfico, refletem, definem a metodologia, redigem o trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT). Tudo é registrado em um diário de bordo até a etapa final, que é a apresentação pública.

“Com essa proposta, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico”, explica o professor Reinaldo Lopes, coordenador do Projeto.

Em 2016, a proposta, que é tradicional no Colégio, foi incorporada a matriz curricular do Ensino Médio. Dessa forma, a disciplina passa a estar discriminada no histórico escolar do aluno.