Alunos do Ensino Médio recebem único brasileiro sobrevivente de Auschwitz para um bate-papo
Andor Stern viveu em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Em uma palestra emocionante, Andor Stern contou aos alunos do Ensino Médio a história de como foi voltar à liberdade após anos vivendo em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante o bate-papo, os estudantes fizeram perguntas e se emocionaram com as palavras do senhor de mais de 90 anos. “Acho que foi uma das melhores palestras que já tivemos. Foi uma verdadeira lição de vida. Achei muito legal trazerem ele para palestrar porque trouxe uma visão de um mundo completamente diferente do nosso, a história foge um pouco dos livros e acaba se tornando mais real”, contou o aluno Enrico Zanetti.
Ainda criança, Andor, que nasceu no Brasil, foi com os pais fazer uma visita aos avós na Hungria. Lá acabou crescendo e quando era adolescente foi capturado por soldados alemães. Stern passou por um campo de concentração na Hungria, três na Alemanha e outros três na Polônia, um deles foi Auschwitz.
Durante a conversa, contou sobre sua família, o retorno ao seu país de origem e a dificuldade de aprender sua língua materna. Ele falou rapidamente sobre suas vivências, porém destacou em suas histórias como passou a enxergar a vida após o período triste que viveu: com gratidão por estar vivo. “Hoje eu tenho roupa limpa, uma cama para dormir e na cozinha a comida é à vontade”, contou.
A vida de Andor foi contada no livro “Uma estrela na escuridão”, escrito por Gabriel Davi Pierin, que também esteve presente na palestra. Na oportunidade, o protagonista da história aproveitou para autografar exemplares e tirar foto com os alunos.