Alunos dos 1º e 2º anos apresentam Projetos de Iniciação Científica na Banner Section
Atividade também fez parte da XVII Mostra Cultural e Científica do Jean Piaget.
A Banner Section é a última etapa do trabalho desenvolvido na disciplina de PIC (Projetos de Iniciação Científica) do Ensino Médio. Durante uma manhã os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos para uma banca de avaliação e para a comunidade escolar. A atividade faz parte da XVII Mostra Cultural e Científica do Colégio Jean Piaget.
O principal objetivo da disciplina é despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento. Isso leva o aluno a pensar de forma crítica e visa à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.
Os alunos podem escolher entre os diferentes eixos temáticos: Cultura e Sociedade, Psicologia e Comportamento, Políticas Públicas e Espaço Urbano, Economia e Administração, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Bioquímica e Saúde. Eles fazem o levantamento bibliográfico, a reflexão, a definição de metodologia e uma redação do trabalho até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio. Tudo é registrado em um diário de bordo e segue as normas técnicas da ABNT.
“Com essa proposta, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico”, explica o professor Reinaldo Lopes, coordenador do Projeto.
A proposta, que é tradicional no Colégio, faz parte da matriz curricular do Ensino Médio. Dessa forma, a disciplina está discriminada no histórico escolar.
Além de preparar o aluno para a vida universitária, o PIC também propicia aos melhores trabalhos a experiência de participar de importantes feiras científicas do Brasil e do mundo, como a FEBRACE-USP e o Fórum Internacional Jovem de Ciências de Londres.