Atualidades em debate coloca em pauta as mudanças nas “Relações familiares”
Psicólogas do Colégio são as especialistas convidadas da edição e promovem reflexões sobre o assunto.
Diante do cenário de isolamento social em função da pandemia, todos estão com seus familiares em casa durante o dia todo, a convivência tende a ser mais intensa, o que traz a necessidade de refletirmos acerca do contato familiar neste período. Pensando nisso, “Relações familiares” foi o tema escolhido para o último Atualidades em debate.
“Essa reflexão é importante porque vivemos um momento em que a saúde psicológica de todos é afetada pelas incertezas das últimas semanas, é uma grande preocupação”, afirmou o coordenador de Ciências Humanas e Artes, Bruno Joaquim.
Duas das psicólogas do Colégio, Débora Veloso (EM) e Valquíria Vargas (EI), foram convidadas para o episódio e falaram sobre a convivência antes da pandemia e os impactos do convívio constante e prolongado, além da importância da escuta ativa.
Assim como nas edições anteriores, o programa foi disponibilizado no Spotify e todos podem escutá-lo por meio do link:https: bit.ly/PodcastAtualidades4
De olho na redação
Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
– Tratar o tema do ponto de vista das reflexões sobre as experiências pessoais, evitando generalizações sem dados.
– Abordar exemplos considerando a diversidade das estruturas familiares.
– Procurar embasar-se em algum dado relevante presente no noticiário, como as questões que envolvem a educação em casa, o aumento da violência doméstica e as redes de solidariedade.
– Cuidado para não fugir do tema: os acontecimentos recentes podem guiar o aluno a discutir outras questões. Fique atento!
– Proposta de intervenção: refletir sobre a importância do diálogo e as contribuições do campo da psicologia