Aula prática de física: 1º anos testam conceitos de estática e equilíbrio
Investigação, análise e apropriação da linguagem da Ciência foram algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo da atividade.
No itinerário formativo “Mundo da Física em movimento”, os alunos do 1º ano do Ensino Médio estão aprendendo sobre estática e equilíbrio, um conteúdo que pode ser considerado difícil na teoria, mas por conta de uma ideia do professor Sérgio Douwens, tornou-se fácil na prática.
De acordo com Sérgio, quando os conceitos e os cálculos são mostrados para as turmas, eles conseguem aprender e reproduzir, mas às vezes pode parecer difícil aplicar em uma situação cotidiana, pois está além da imaginação deles, como por exemplo quando os estudantes têm que visualizar uma ponte em equilíbrio.
Para acabar de vez com esse pequeno problema, em uma lição de casa, os alunos foram orientados a criar algumas situações equilibristas que parecem desafiar as Leis da Física e, depois, explicar como se dava o equilíbrio com base nos conteúdos abordados em aula.
Entre os casos tinham martelos equilibrados na ponta da mesa, uma vassoura sendo equilibrada apenas com dois dedos, além de tentativas de estabilidade e equilíbrio com o peso do próprio corpo.
“Durante essa atividade, os alunos desenvolveram a investigação e análise de situações problema, conseguiram aplicar o que viram em aula e expandir para estruturas mais complexas. Além disso, para explicar a situação de equilíbrio, eles precisaram necessariamente se apropriar da linguagem da Ciência e da Física”, contou o professor.
Conceitos chaves como centro de massa, ponto de apoio, rotação, torque, que não fazem parte do vocabulário dos alunos, foram citadas ao longo dos vídeos enviados por eles. “A partir do momento que os estudantes se apropriam dessas palavras, conseguem se comunicar com o meio científico e expor suas descobertas”, finalizou Sérgio.