13 de novembro de 2018

Cordel é homenageado com exposição nas bibliotecas do Colégio

Gênero textual ganhou o título de Patrimônio Cultural recentemente.

No dia 19 de setembro deste ano, o cordel ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em homenagem a este gênero textual, as bibliotecas dos Ensinos Fundamental II e Médio realizaram exposições com livros, peças e produções dos alunos.

O cordel é uma poesia popular escrita em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. Podem ser impressos e divulgados em folhetos e faz parte dos gêneros textuais estudados pelos 7º anos.

No último mês, o Colégio recebeu cerca de 20 novas obras para que as turmas possam ter acesso diariamente. “Esse tipo de apresentação é importante, pois os alunos precisam valorizar e perpetuar esse texto que é essencialmente brasileiro”, afirmou a coordenadora pedagógica de linguagens, Cristiane Choia.

“Eu descobri sobre a premiação do cordel depois de ver tudo decorado e pronto! Achei muito legal porque aprendemos sobre ele no Ensino Fundamental, e agora esse gênero textual está sendo reconhecido”, finalizou a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Giulia Roque.