17 de março de 2020

Covid-19: Educação remota é desafio e oportunidade para desenvolver novas habilidades de aprendizagem

Turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio terão acesso às atividades online, sempre em respeito a cada faixa etária.

A partir do dia 18 de março, as aulas presenciais no Colégio Jean Piaget estarão suspensas por conta do Covid-19, o Corona Vírus. Para que o ano letivo prossiga e a rotina dos alunos não seja prejudicada, todas as unidades oferecerão aulas online.

“É lógico que não é a mesma coisa, mas é um desafio muito bacana e algo que não só motiva as crianças como demonstra, na prática, que com inteligência e iniciativa é possível contornar qualquer problema ou pelo menos enfrentá-lo de forma positiva e criativa” afirmou Luciana Macedo Rodrigues, mãe do aluno Jorge Rêgo, do Ensino Fundamental I.

O ensino remoto é uma modalidade educacional que oferece um processo de aprendizagem dinâmico e mediado pelas novas tecnologias digitais. Mesmo separados por tempo e espaço, os alunos e os professores conseguirão fazer uma integração pautada na interatividade e vão construir um ambiente de conhecimento adequado para este momento desafiador para toda a sociedade do Brasil e do mundo.

É evidente que esta modalidade não substitui a escola, o processo de socialização e de construção do conhecimento que somente este espaço pode oferecer. No entanto, a educação online combina bastante com os novos padrões de comportamento do mundo globalizado, cada vez mais dinâmico e interativo. A modalidade contribui para a formação de cidadãos cada vez mais dispostos a adquirir novas competências e aperfeiçoarem suas habilidades.

Todas as aulas e exercícios serão disponibilizados e assistidos por meio do Hangout Meet, do Google for Education, as turmas de Ensino Fundamental II e Médio já estão habituadas com a extensão. A ferramenta é simples e intuitiva, mas de qualquer forma, todos receberão um tutorial de como utilizá-la e a escola manterá uma equipe de suporte.  Os pais e alunos foram comunicados acerca dos procedimentos adotados.

“Os grandes desafios do ensino remoto referem-se às dificuldades dos estudantes em se organizar e ter autonomia e motivação para os estudos. Por esta razão, é fundamental que a interrupção das aulas presenciais e adoção temporário da modalidade remota não seja compreendida como período de descanso e distanciamento da rotina de estudos escolares” citou o coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Arte, Bruno Joaquim.

Recomendamos que os alunos mantenham a mesma rotina de estudos, com horários pré-definidos para acordar, para assistir as videoaulas e desenvolver as atividades solicitadas pelos professores.