29 de abril de 2019

Crianças produzem tinta sustentável e utilizam para colorir durante a aula

As crianças do Nível VI participaram de toda produção da tinta com ajuda dos alunos do Ensino Médio. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Extração de pigmentos vegetais é atividade do Projeto Raízes na Educação Infantil.

As turmas do Nível VI do Petit Piaget participaram de uma atividade de extração de pigmentos vegetais a partir das folhas de beterraba e rabanete. O objetivo da aula, em parceria com o projeto Raízes, foi de produzir tintas sustentáveis junto às crianças e demonstrar a importância desses pigmentos naturais.

“Esse é um produto que pode ser utilizado nas atividades da escola, cuja matéria prima eles podem consumir e depois usar o excedente para fazer a tinta. Assim eles podem pintar sem precisar usar giz de cera ou lápis de cor, que são produzidos a partir de árvores”, explicou o coordenador do Projeto Raízes, professor Orlando Couto Jr.

Os alunos do Ensino Médio, que fazem parte do projeto Raízes, ajudaram as crianças na hora de picar, amassar e produzir a solução de tinta. Depois que a tinta ficou pronta, os alunos utilizaram para colorir e brincar durante a aula.

“Foi uma experiência muito legal porque a gente acaba aprendendo com eles também. É importante trabalhar com as crianças desde pequenos porque eles já podem conhecer sobre sustentabilidade e ajudar o meio ambiente, assim, quando eles tiverem nossa idade já vão ter um conhecimento melhor do assunto”, contou a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Beatriz Gardelli.