01 de abril de 2019

Culinária no curso de Alemão: alunos preparam receita tradicional de strudel

Alunos participaram de todo o processo de preparação do doce alemão. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Preparação ampliou vocabulário e vivência cultural.

Massa folhada, maçã, canela, açúcar, uvas passas, ovo, leite e açúcar de confeiteiro. Anotou? Esses foram os ingredientes do strudel feito pela turma do curso de Alemão. A receita tradicional alemã foi preparada pelos próprios alunos com apoio da professora Kathrin Grund e sua mãe, que está visitando o Brasil e, gentilmente, veio ao Colégio para participar da aula.

Enquanto lavavam e cortavam as maçãs, esticavam a massa ou saboreavam a deliciosa sobremesa, com sorvete, chantilly e chocolate quente, o grupo teve a chance de incorporar novas palavras ao vocabulário de língua da alemã, além de conhecer costumes e um pouco mais sobre a cultura do país europeu.

“Os cursos de língua estrangeira são sempre uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos, mergulhar em novas culturas e ampliar nossos horizontes. Aprendendo sobre outras formas de viver e conviver, nos tornamos mais empáticos e aprendemos a respeitar as diferenças.”, explica a coordenadora pedagógica da área, professora Graciela Turco.

“Era uma receita de família, então foi muito gratificante e divertido. O jeito de cozinhar é diferente e também tinha a barreira do idioma, que ainda estamos aprendendo. Às vezes, quando não conhecíamos as palavras, usávamos gestos e deu tudo certo. Nós adoramos.”, comentou a aluna Gabriela de Araújo.