22 de maio de 2020

Delivery e uberização do trabalho são temas da última edição do Atualidades em Debate

Gravação do podcast é feita remotamente pelos participantes do debate. (Foto: Reprodução)

Participantes refletiram sobre o impacto do fenômeno chamado uberização nas relações de trabalho e consumo. 

Tema da última edição do Atualidades em Debate, o delivery e a uberização do trabalho vem ganhando importância na pauta da sociologia e das novas relações trabalhistas na última década. Trata-se de um modelo novo de relação de serviço, que pode implicar na precarização das condições do trabalhador. 

Assim como o aplicativo de caronas que deu origem ao termo e causou uma revolução no modo como as pessoas se locomovem, algumas empresas de entrega fazem uso da mesma modalidade de contrato, em que os prestadores de serviço não possuem vínculo empregatício com as plataformas. Por conta do crescimento do consumo desses serviços, em especial, durante a pandemia, toda a sociedade precisa pensar sobre estas questões. É o que acredita o coordenador de Ciências Humanas e Artes d Colégio, professor Bruno Joaquim. 

“É importante que nossos alunos reflitam sobre essas relações de trabalho, porque são consumidores destes serviços, assim como precisam refletir a partir da perspectiva estrutural do capitalismo”, acrescentou o coordenador, que também é o mediador do debate.

Dessa vez, a professora de sociologia Samara Carvalho e as alunas Amanda Sampaio e Sofia Cucharo, ambas do 3º ano do Ensino Médio, enriqueceram a discussão que questionou a ausência dos direitos de quem trabalha por aplicativo e como os consumidores podem lidar criticamente com a questão.

Posteriormente, as turmas dos 3º anos do Ensino Médio produziram um texto argumentativo proposto pelo sistema de ensino Poliedro com o tema: “A popularização dos serviços de delivery por aplicativos e suas implicações no Brasil”. Essa relação aconteceu porque o Atualidades em Debate está alinhado à produção de texto das aulas de Redação, que por sua vez promove temáticas com potencial para aparecer nas propostas de redação do Enem e dos principais vestibulares do país.

Assim como nas edições anteriores, o 8º podcast com o tema Delivery e uberização do trabalho pode ser encontrado na plataforma de streaming Spotify por meio do link: bit.ly/Atualidades8

 

De olho na redação

Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

– Tratar o tema sob um ponto de vista crítico: demonstrar compreensão acerca da configuração do capitalismo neoliberal e globalizado e suas implicações nas relações de trabalho.

– Abordar a relação entre empresas x trabalhadores x consumidores

– Procurar embasar-se em dados consistentes sobre taxas de serviço, tipos de contº rato, direitos garantidos, etc, evitando usar informações sem fontes.

– Proposta de intervenção: refletir acerca das políticas públicas de regulamentação das relações de trabalho e também das possibilidades de consumo consciente.