11 de março de 2020

Deslizamentos e enchentes são tema do Atualidades em Debate

O professor Bruno Joaquim, de Geografia, foi o mediador do debate. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Ao compreender a diversidade de causas do fenômeno, as turmas podem pensar em soluções para o problema ambiental.

Sempre com temas socialmente relevantes, em sua última edição, o projeto Atualidades em Debate abordou a questão das enchentes e deslizamentos de terra a partir das recentes notícias sobre as consequências das chuvas no estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, que marcam, todos os anos, os verões das grandes e médias cidades, inclusive da região da Baixada Santista.

A abordagem trabalhou duas linhas explicativas: as mudanças climáticas que a atmosfera terrestre vem sofrendo em decorrência das ações humanas e o modelo de ocupação desordenada do espaço urbano.

Os alunos foram convidados a refletir sobre as contradições da ocupação do espaço que, ao mesmo tempo em que cresce por meio do desenvolvimento econômico e da modernidade, mantém contradições sociais que geram segregação espacial, fazendo com que as populações mais pobres ocupem áreas de risco.

“A reflexão central sobre as enchentes e deslizamentos envolveu relacionar as questões sociais e ambientais, isto é, refletir sobre quem são os grupos sociais mais vulneráveis. A tragédia das chuvas é uma questão ambiental ou social? A chuva causa enchentes e deslizamentos de terras ou trata-se de uma invenção humana?” disse o professor de Geografia e mediador do debate, Bruno Joaquim.

Ao compreender a diversidade de causas do fenômeno, as turmas podem pensar em soluções que vão muito além do senso comum. E mais: refletir sobre uma nova forma de compreender a cidade, isto é, uma cidade disposta a incluir e não a segregar.

De olho na redação

Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

– Tratar da questão a questão como antrópica.

– Abordar relação com as mudanças climáticas e com a ocupação desordenado dos centros urbanos.

– Usar exemplos de retificação, assoreamento e canalização de rios.

– Fazer uso de conceitos da geografia urbana.

– Cuidado para não fugir do tema: não se trata apenas de uma tragédia natural

– Proposta de intervenção: associar com políticas públicas de correção dos problemas gerados pela ocupação desordenada e pensar uma nova organização da cidade.