24 de junho de 2019

Diário de bordo – Paraty

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio passaram três dias na cidade, acompanhados dos professores Bruno Joaquim e Reinaldo Lopes. (Foto: Colégio Jean Piaget)

SEXTA, 7 DE JUNHO

O ônibus saiu da escola às 6h30 da manhã, na sexta-feira. Foram aproximadamente 6h30 de viagem, fazendo apenas uma parada no meio do caminho. Ao chegarmos em Paraty, andamos do ônibus até o píer e embarcamos em uma escuna. Foram duas horas a bordo da embarcação, com uma vista linda, inclusive almoçamos lá, a comida era muito boa! Chegamos em Praia Grande no Saco do Mamanguá por volta das 16h30.

Logo na chegada, fizemos uma oficina de pesca, com alguns pescadores da região nos ensinando como pescar com os diferentes tipos de redes, foi muito interessante, vimos uma raia de muito perto, e também um baiacu. Após essa oficina, fomos para nossos chalés, tomamos banho e partimos para o refeitório jantar. Acabando a refeição, um caiçara nos mostrou como ele esculpia barquinhos de madeira a partir de uma árvore típica da região. Ele trouxe vários barquinhos e nos deram tintas, assim tivemos um momento muito divertido onde cada um pintou o seu para depois levar de recordação. Depois disso, acenderam uma fogueira e sentamos em volta dela, com nossos colegas João Vitor, Vitor, Thiago e Bruno e nosso professor Bruno Joaquim tocando violão e ukulele enquanto cantávamos juntos e nos divertíamos. Além disso, assamos marshmallows na fogueira e observamos o céu, pois com a falta de luzes terrestres era possível ver muito claramente várias constelações, planetas, poeira cósmica e a Lua; muito lindo! Às 23h, todos voltaram para seus chalés e dormiram.

SÁBADO, 8 DE JUNHO

Tomamos café da manhã por volta das 7h, para depois irmos fazer uma travessia até o outro lado do saco de caiaque, até a Praia do Cruzeiro. Chegando lá, nós nos preparamos para subir o  morro do Pão de Açúcar através de uma trilha. O caminho era bem íngreme e foi difícil subir, mas a vista era linda e compensou todo o trabalho árduo. A descida foi engraçada porque muita gente caiu e rimos bastante dos tombos de todo mundo. Quando voltamos da trilha, mergulhamos no mar (a água era bem gelada) e depois almoçamos no restaurante daquela praia, para depois voltarmos para Paraty de escuna. Chegando na pousada, tomamos banho, e fomos para o centro histórico. Jantamos em um restaurante muito bom que servia rodízio de pizza, em seguida os monitores e professores estipularam alguns quarteirões de limite para que pudéssemos ficar um pouco livres pela cidade. Depois voltamos para a pousada e dormimos.

DOMINGO, 9 DE JUNHO

No domingo, nós tomamos café na pousada Eclipse e logo depois fomos direto para o caminho do ouro. Lá, nós nos dividimos em dois grupos. Eu fiquei no grupo da Sibele (monitora da empresa Terra Nativa), que fez questão de nos contar toda a história do caminho e de como tudo acontecia por lá. Durante o trajeto, nós observamos as pedras, como elas eram coletadas, as comidas disponíveis pelo caminho e toda a fauna e a flora que, todo ano, atraem turistas de todos os lugares do mundo.

Foram dois quilômetros de caminhada muito bem aproveitados, em que tivemos a oportunidade de conhecer uma parte importante da história local e entender sua importância para a economia do país na época, e além disso nos divertimos com nossos amigos.

Ao final da caminhada, nos deparamos com uma linda Cachoeira onde todos tiveram a oportunidade de entrar e se refrescar. Ficamos lá por um tempo e fomos almoçar.

A viagem foi muito legal e muito divertida. Partilhamos momentos únicos com nossos amigos, como a fogueira, e ao mesmo tempo estávamos conhecendo um lugar novo. Mas o que eu mais gostei foi que tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que, mesmo estudando junto, nós não conhecíamos.