09 de maio de 2019

Equipe técnica recebe pesquisadora sueca para troca de experiências

Inger fez uma apresentação para a equipe técnica do Colégio. Em seguida, o grupo pôde debater temas relevantes para a educação no Brasil. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Grupo refletiu sobre metodologias de ensino no Brasil e no exterior.

As equipes de coordenação e direção do Colégio Jean Piaget receberam a pedagoga e professora universitária sueca Inger Enkvist para uma conversa sobre metodologias de ensino.

Inger iniciou sua carreira educativa como professora do ensino secundário e hoje é catedrática emérita de espanhol na Universidade de Lund, na Suécia. Durante o bate-papo, a educadora destacou a importância do professor de processo de aprendizagem, além de falar sobre o impacto de diferentes metodologias nas salas de aula, enquanto apresentava exemplos de épocas e países diversos, seus principais estudos estão voltados ao modelo tradicional de ensino.

“Ao longo da história se construiu um grande imaginário de preconceito em relação às metodologias tradicionais de educação, mas elas também precisam ser valorizadas, já que foi graças a elas que a escola se transformou numa instituição capaz de produzir conhecimento e gerar resultado”, afirma a Inger.

Após a apresentação a equipe teve a chance pontuar questões pertinentes à educação no Brasil e as suas experiências envolvendo a coexistência entre diferentes metodologias para a apropriação do conhecimento acadêmico e desenvolvimento sociocognitivo. “Consideramos indispensável entender como o debate sobre metodologias educacionais está acontecendo fora do país. Afinal estamos constantemente refletindo sobre nossas práticas e o que melhor se aplica a nossa realidade”, afirma a diretora da unidade de Ensino Médio, Sigelda Mendes.