Especialistas e alunos discutem sobre a 4ª Revolução Industrial e Inteligência Artificial no Atualidades em Debate
Essa foi a primeira edição do podcast com a participação de alunos.
Em meados do século XX, teve início a Revolução Digital, ou 3ª Revolução Industrial, que mudou completamente a forma das pessoas viverem. Desta vez, serão os robôs integrados a sistemas os responsáveis pela transformação radical da sociedade. Esse momento, caracterizada pelo encontro das tecnologias físicas, digitais e biológicas resultando na IA – Inteligência Artificial, tem sido chamado por grandes economistas de 4ª Revolução Industrial. Os destaques foram os temas da última edição do Atualidades em Debate.
Os especialistas convidados dessa semana foram: o professor de Geografia Leandro Campelo e o supervisor de TI do Colégio, Fábio Vieira. A edição contou, ainda, com a participação dos alunos Beatriz Lopes e Vitor Lima.
O projeto está alinhado à produção de texto das aulas de Redação, que por sua vez promove temáticas com potencial para aparecer nas propostas de redação do Enem e dos principais vestibulares do país.
“Sem dúvidas, os debates dão uma base fundamental para que a gente consiga dissertar sobre. Eu torço para cair no vestibular algo relacionado ao tema de inteligência artificial porque, se isso acontecer, com certeza os que tiraram um tempo pra ouvir vão ter bastante repertório”, explica Vitor.
O debate foi dividido em dois blocos, o primeiro continha as perguntas das profissionais de comunicação, Marcela Ferraciú e Paula Freitas, e do apresentador, o coordenador de Ciências Humanas e Artes, Bruno Joaquim. O segundo bloco foi liderado pelos alunos.
Ambos podem ser acessados por meio dos links:
De olho na redação
Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
– Tratar o tema sob um ponto de vista multidisciplinar: transformações geográficas, históricas, comportamentais, psicológicas e sociológicas
– Abordar exemplos de impactos das inovações em nosso dia-dia.
– Procurar embasar-se em dados consistentes sobre transformações no mundo do trabalho e sobre inovações tecnológicas já presentes nos processos produtivos.
– Cuidado para não fugir do tema: os acontecimentos recentes podem guiar o aluno a discutir outras questões. Fique atento!
– Proposta de intervenção: refletir sobre a importância dos investimentos públicos e privados em ciência e tecnologia e qualificação de mão de obra.