07 de novembro de 2018

Ex-alunas do Jean Piaget ganham prêmio de pesquisa na FGV

Ambas destacaram a importância de trabalhar com relatórios e apresentações desde o Colégio.

As ex-alunas do Colégio, Rafaela Vieira e Marcela Corrêa, conquistaram um prêmio de pesquisa na Fundação Getúlio Vargas (FGV), este ano e ano passado, respectivamente. O projeto faz parte do programa Conexão Local e incentiva a prática da pesquisa na universidade.

Rafaela se formou no ano de 2016 no Jean Piaget e está no 4º período de Administração Pública. Já Marcela, que se formou em 2013, vai se formar também em Administração Pública no final deste ano.

O programa Conexão Local faz parte de uma das modalidades de pesquisa desenvolvidas pela FGV. A atividade é realizada em dupla e os alunos podem escolher algum lugar do país para desenvolver uma pesquisa de campo e elaborar um relatório.

Rafaela viajou até Goiânia para acompanhar o trabalho do programa “Meninas de Luz”, uma ação social que presta assistência para adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. Já Marcela foi até Patos, em Minas Gerais, estudar sobre as mulheres quilombolas. Os dois projetos foram premiados com o melhor relatório.

“Eu não tenho palavras para mensurar o que foi essa experiência. Projetos que vão além da sala de aula são essenciais para uma formação mais completa. Olhar para o mundo real e entender ao máximo de diversas realidades. Isso é rico e importante para qualquer curso”, afirmou Rafaela. “Projetos assim são bons para ter noção da vida academia e produção cientifica, além de poder se inserir em uma realidade diferente da sua”, contou Marcela.

Ambas destacaram a importância do Colégio no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e seminários. “Eu acho inegável a contribuição da escola na parte técnica. Aprendemos a elaborar uma apresentação e falar em publico. Principalmente na parte de relatório, eu entrei na faculdade já sabendo fazer tudo isso”, contou Rafaela. “A gente sempre fez apresentações e seminários na escola e estar exposta a essa metodologia de ensino é muito bom. Quando eu cheguei à faculdade tinha gente que nem sabia fazer ABNT e eu aprendi isso ainda no Jean Piaget”, afirmou Marcela.