Ex-aluno desenvolve app que prevê o som de instrumentos antes de serem fabricados
Plataforma foi criada durante o seu mestrado na área de Engenharia Acústica.
O ex-aluno Guilherme Fontebasso criou, como projeto de seu mestrado, um aplicativo que usa conceitos físicos para calcular como seria o som final de diversos instrumentos antes deles serem fabricados.
Formado em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia do Som pela Universidade de Campinas – Unicamp, Guilherme está cursando o mestrado em Engenharia Acústica na mesma instituição. Ele conta que a escolha para seu último curso veio de uma paixão antiga, que o acompanha desde a época do Colégio.
“Eu sempre gostei muito de música e tive a possibilidade de tocar na banda do Jean Piaget em seus primórdios. Isso foi uma baita experiência. Ao mesmo tempo, sempre gostei muito de exatas, então resolvi unir as duas coisas”.
Ao longo de sua vida acadêmica na universidade, Guilherme teve a oportunidade de cursar parte da sua graduação na Alemanha, pelo Ciências sem fronteiras, e se formou como melhor da turma de Engenharia de Computação, com prêmios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, Sociedade Brasileira de Computação, Instituto de Engenharia e Instituto de Computação.
No mestrado, para a produção do aplicativo, o ex-aluno teve o incentivo de uma startup, que irá utilizar a plataforma na fabricação de seus instrumentos: “O aplicativo calcula como o violão e a corda vibram em conjunto a partir do seu formato e materiais, por exemplo, e com isso, consegue dar uma boa estimativa de como seria o som dele caso construído”.
Em breve, usuários de aparelhos Android e iOS poderão baixar o app, intitulado Urutau – The Digital Lutherie Platform.