Febre amarela foi tema do projeto “Atualidades em debate”
Após a apresentação, alunos elaboraram planos de intervenção colocando-se supostamente na posição de gestor público.
Em bate-papo com o professor Ms. Orlando Couto Junior, os alunos do Ensino Médio tiveram a chance de conversar sobre a febra amarela. A proposta faz parte do projeto “Atualidade em debate”.
Em sua apresentação, o professor abordou, do ponto de vista técnico, as principais causas do surto de febre amarela que atinge parte do centro-sul do país.
Em seguida, os alunos iniciaram um debate com o objetivo de pensar em soluções para a epidemia. No desafio proposto os participantes se dividiram em dois grupos para traçar, colocando-se supostamente na posição de gestor público, três planos de ação de combate à febre amarela: um plano emergencial de curto prazo, um plano de médio prazo e um plano de longo prazo.
Após a discussão e elaboração das propostas, os alunos apresentaram seus planos de intervenção, dando muita ênfase à preocupação com investimentos no combate aos mosquitos transmissores, à preservação ambiental em áreas de vegetação silvestre, além da ampliação de investimentos em saúde pública, ciência e tecnologia.
“O debate em elevado nível, que procura dimensionar planos de ação e intervenção na realidade, é pedagogicamente muito rico. Primeiramente porque exige que aluno leve em consideração a executabilidade de suas ideias e os efeitos colaterais de ações extremas. Em segundo lugar, o debate desenvolve a habilidade de resolver problemas, e mais, de forma colaborativa”, explicou o coordenador do projeto, professor Bruno Joaquim.
Atualidade em debate
Com o objetivo de estimular a produção colaborativa de conhecimento, a formação para cidadania e a atualização permanente de alunos, o Colégio Jean Piaget desenvolve o projeto “Atualidades em Debate”.
As aulas visam atualizar nossos alunos diante das questões e debates mais presentes na pauta da sociedade e desenvolver habilidades específicas do trabalho com debates.