17 de fevereiro de 2020

Novo Coronavírus é tema do Atualidades em Debate

A professora de Biologia, Marlene Vieira, foi a mediadora do debate. Todos os alunos do Ensino Médio podem participar. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As turmas puderam desenvolver repertório para a produção de uma dissertação sobre o tema.

Em sua primeira edição de 2020, o projeto Atualidades em Debate promoveu uma discussão sobre o novo Coronavírus com as turmas do Ensino Médio.

Mediada pela professora de Biologia Marlene Vieira, que também é farmacêutica, mestre em Bioquímica e doutora em Saúde Coletiva, a atividade começou com a apresentação de alguns dados sobre a transmissividade do vírus e o impacto humano já causado pela epidemia.

Na sequência abordou algumas descobertas recentes sobre sua origem e as diferentes possibilidades de ter chegado até o homem. Por último, falou sobre as estratégias de combate e sobre o que o Brasil, por meio do SUS, tem feito para se preparar caso a epidemia chegue ao país.

Apesar de ser o tema principal, a aula não se restringiu ao Coronavírus, pois foram abordadas outras doenças infectocontagiosas. A professora também destacou a importância da prevenção e tratou de doenças com maior risco de mortalidade, mas que, diante da epidemia e da atenção internacional ao novo vírus, preocupam menos, como Sarampo, HIV, Dengue, etc.

Com o objetivo de estimular a produção colaborativa de conhecimento, a formação para cidadania e a atualização permanente de alunos, o Colégio Jean Piaget desenvolve o projeto “Atualidades em Debate”. As aulas visam atualizar as turmas diante das questões e debates mais presentes na pauta da sociedade e desenvolver habilidades específicas do trabalho com debates, eles ainda utilizam o projeto nas aulas de redação para escrever sobre o que foi aprendido.

“O mais importante para o desenvolvimento de repertório para produção de dissertação abrangeu as estratégias de prevenção e combate às epidemias, a partir da introdução de conceitos da epidemiologia. Destacaram-se o papel da Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde), do SUS e das campanhas de vacinação, além, é claro, dos cuidados com hábitos diários que podem evitar transmissões virais, como lavar as mãos constantemente e de forma adequada” conclui o coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Arte, e idealizador do projeto, Bruno Joaquim.