05 de novembro de 2018

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica premia três alunos do Colégio

Eles conquistaram uma medalha de ouro e duas medalhas de bronze.

Alunos do Ensino Médio conquistaram três medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Enzo Pierdomenico e Pedro Tanniguchi ganharam medalha de bronze, e Sofia Pfeifer conquistou o ouro, todos são do 3º ano. Eles foram orientados pela professora Fátima Rocca, de Laboratório de Física.

A disputa é dividida em quatro níveis, sendo o nível III para alunos do Ensino Fundamental II e nível IV para Ensino Médio, e é realizada de acordo com o conhecimento das faixas etárias. A competição é constituída de uma única fase. As provas possuem dez questões dissertativas, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica.

A competição, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), contou com a participação de cerca de 770 mil estudantes de todo o Brasil.

O incentivo e contato do aluno com a ciência além da teoria é fundamental, como afirma o coordenador de Ciências Naturais, professor Reinaldo Lopes. “As olimpíadas científicas proporcionam aos estudantes novas descobertas. Elas têm estimulado muitos jovens a aprender mais sobre as ciências e as tecnologias”.

Os alunos com os melhores resultados são convidados a disputar a vaga para representar o Brasil nas competições internacionais, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). A OBA tem como objetivo popularizar e incentivar o estudo da astronomia entre os alunos.