23 de maio de 2019

Projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio propõe solução para tornar reciclagem do plástico mais acessível

Floripes é aluno do 2º ano do Ensino Médio e busca dar um destino melhor para o plástico por meio de seu projeto. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As experiências são realizadas com polipropileno 2, material encontrado em tampas de garrafas de bebidas.

Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Trata-se de um processo orgânico de reutilização de matérias, um interminável ciclo de morte, decomposição, nova vida e crescimento. Enquanto os ecossistemas se mostram eficientes nesse processo, a humanidade não apresenta a mesma competência para reutilizar e reaproveitar seus resíduos. O plástico, por exemplo, demora em média 450 anos para se decompor após ser descartado incorretamente, tornando-se um grande vilão do meio-ambiente.

Pensando nisso, o aluno Floripes Huang, do 2º ano do Ensino Médio, está estudando uma solução para tornar a reciclagem desse material mais simples e acessível em seu projeto da disciplina de Iniciação Científica – PIC.

“Quando o descarte do plástico é feito de maneira incorreta, ele pode destruir ecossistemas inteiros. Por isso quero dar um destino melhor para ele, construindo materiais com longo prazo de uso e feitos com o menor poluente possível. Apesar de ser um processo altamente sustentável, ele é caro, meu projeto também tem como objetivo viabilizar isso”, conta Floripes.

Com a orientação do professor de Biologia, Orlando Couto Jr., e de Kauê Silveira, da equipe de Tecnologia da Educação do Colégio, o aluno selecionou para sua pesquisa, o polipropileno 2,  o material encontrado em tampas de garrafas de bebidas, que possui maleabilidade e rigidez ideais para as peças idealizadas por eles.

Os testes já começaram. A produção dos objetos tem início com a separação do plástico, depois o resíduo é derretido. A etapa seguinte é a prensa a frio, feita com duas chapas de madeira e grampos de fixação. Por fim as peças são modeladas em 3D no software Onshape. Essas modelagens são transformadas em uma série de comandos interpretados por um equipamento de corte chamado Router CNC, encontrado no Espaço de Tecnologia e Artes – ETA, do Sesc Santos, a instituição também está contribuindo com o projeto.

“Até o momento, nós produzimos quilhas de pranchas, mas testaremos outros itens. Este projeto é muito interessante para desenvolver a consciência ambiental nas pessoas e propor novas iniciativas para combater os resíduos sólidos lançados de maneira incorreta no meio-ambiente”, finalizou Orlando.

Iniciação Científica no Ensino Médio

A disciplina de PIC tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido. Saiba mais.