Redes Sociais são o tema do último atualidades em debate
Primeira edição sem especialistas convidados contou com a participação de quatro alunos convidados.
Como em sua edição anterior, o atualidades em debate da última semana, cujo tema foi Redes Sociais, contou com a participação de alunos do Colégio. João Vitor Gimenez, Mariana Camargo, Marina Simão e Pedro Krupensky compartilharam suas percepções e dúvidas com os ouvintes do podcast.
O assunto da vez foi escolhido em função da necessidade de reflexão sobre práticas sociais de comunicação que ocorrem nas redes sociais digitais, assim como as suas implicações no espaço de debate público, consumo e relacionamento.
Procrastinação, cultura do cancelamento, cultura do ódio, consumo, ciberativismo, e redes sociais como meio de informação foram os tópicos abordados ao longo do podcast.
De acordo com o coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Artes do Colégio, o professor Bruno Joaquim, a participação dos adolescentes tem sido muito importante: “O atualidades é um projeto de aulas quinzenais em que a participação dos estudantes, as dúvidas e as discussões são fundamentais. Com a necessidade de isolamento social, o projeto se tornou um podcast, mas ainda faltava a cooperação das turmas para que o debate estivesse completo. Assim, a participação dos alunos vem enriquecendo as discussões, pois agora eles podem apresentar suas dúvidas, suas opiniões e reflexões, garantindo o diálogo necessário para a aprendizagem”.
João, Mariana, Marina e Pedro se candidataram para o Atualidades, quem também tiver interesse em participar das próximas edições do projeto, deve ficar atento para a divulgação das datas nas redes sociais no Colégio.
Assim como nas edições anteriores, o programa foi disponibilizado no Spotify e todos podem escutá-lo por meio do link: bit.ly/Atualidades6.
De olho na redação
Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
– Tratar o tema sob um ponto de vista crítico: compreender as redes sociais digitais como espaço de relação social.
– Abordar exemplos de usos das redes sociais e de discussões sobre as práticas sociais o ocorrem nas redes.
– Procurar embasar-se em dados consistentes sobre as redes sociais, como número de usuários, processos políticos em que foram relevantes, comércio online, etc.
– Cuidado para não fugir do tema: os acontecimentos recentes podem guiar o aluno a discutir outras questões. Fique atento!
– Proposta de intervenção: refletir acerca da educação digital e da responsabilidade cidadã dos usuários das redes.