Turmas do Ensino Médio realizam simulação de uma conferência da ONU
Formato permite que os alunos desbravem o mundo da diplomacia e desenvolvam suas habilidades de negociação e argumentação
Na disciplina de itinerário formativo “Desafios geopolíticos globais do século XXI”, os 1º anos do Ensino Médio realizaram a simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta era expor as turmas ao ambiente diplomático em que é administrada a política internacional. Breves reuniões são simuladas e os alunos atuam nos procedimentos de negociação, buscando entender a política externa do país representado e formulando estratégias para tentar solucionar os conflitos.
“O formato permite que os alunos delegados desbravem o complexo mundo da diplomacia e desenvolvam suas habilidades de negociação e argumentação, como fazem os diplomatas diante das grandes questões internacionais, ou seja, é uma grande oportunidade para aqueles que tem a ambição de aprender algo novo e de trabalhar com pessoas para mudar o mundo” disse o coordenador de Ciências Humanas e Artes, Bruno Joaquim.
A conferência funcionou da seguinte forma: primeiro as turmas elegeram um secretário geral, que designou quais duplas representariam os países durante a reunião, além do 3º setor e a imprensa. Dos 196 estados-membros da Organização, 15 foram simbolizados pelos 1º anos.
O desafio era representar os países a que foram designados, defendendo seus interesses ao mesmo tempo em que procuravam cooperar para a solução de problemas geopolíticos. Ao final das sessões os alunos precisaram escrever e aprovar coletivamente uma resolução, que apresentasse as soluções encontradas para os problemas debatidos.
Os comitês da ONU e temas discutidos foram: “Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o tema da Conferência do Clima – Paris 2015” e o “Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o tema: Refugiados do século XXI”.
A simulação da ONU é a atividade de conclusão da disciplina do itinerário formativo de geografia do 1º ano. Ao longo do ano, os alunos estudaram, principalmente por meio de metodologias ativas, os principais temas da política internacional contemporânea, como mudanças climáticas, imigração e conflitos internacionais.
“A atividade de simulação encerra o curso com uma proposta de atividade em que os alunos devem colocar em prática o que aprenderem, além de desenvolverem outras habilidades importantes, como a cooperação, a oratória e a inteligência socioemocional” concluiu Bruno.