Alunos do Ensino Médio se apresentam na Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo
O intuito do evento é criar um ambiente de cooperação e não de competição.
Os alunos do Ensino Médio representaram o Colégio na VIII Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo. Um dos principais objetivos da competição é fomentar o espírito crítico e diálogo entre os estudantes. Para isso, os alunos precisam realizar atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral.
A professora de filosofia, Tatiana Lobosque, propôs às turmas o desafio de desenvolver um trabalho artístico com o tema “felicidade”. O processo criativo têm início nas escolas e culminam em uma apresentação no evento estadual. O grupo realizou uma série de encontros neste período para elaborar uma proposta e criar o projeto.
“Todas as olimpíadas proporcionam experiências, mas essa é diferente. Lá podemos desenvolver nosso lado mais artístico e compartilhar vivências com alunos de outras escolas. Foi muito desafiador produzir minha primeira peça com o roteiro feito por nós mesmos”, contou o aluno Bernardo Louzada.
O coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Artes, professor Bruno Joaquim, citou que quem participa dessa competição tem uma oportunidade única. “A turma vivenciou o trabalho colaborativo ao desenrolar as propostas por meio de pesquisas e discussões. Sem contar o clima, que não é de disputa, mas de cooperação e estímulo ao pensamento”, contou.
Não há premiação nesta olimpíada, apenas certificação e aplausos às apresentações realizadas. Ela é constituída de um único encontro no ano e a escola já participa há quatro anos.
Parabéns aos alunos participantes:
Ana Luiza Badialle
André Conde
Bárbara Toledo
Bernardo Louzada
Daniela Pontes
Giulia Azevedo
João Gimenez
Laura Gomes
Luiza Bilha
Maria Eduarda Lobosque
Marina Nostre
Rafael Amin