20 de setembro de 2019

Uso abusivo de álcool e drogas é tema de palestra no Ensino Médio

O psicólogo contou um pouco de suas vivências para conscientizar os alunos. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As turmas dos 2º e 3º anos receberam o psicólogo Hiram Ravache.

Como parte do projeto ” Competências para a vida”, que oferece aos alunos ações que visam à promoção de habilidades e valores que ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva, os 2º e 3º anos do Ensino Médio receberam o psicólogo Hiram Ravache, que falou sobre o efeito das drogas e do álcool no comportamento durante a adolescência.

O palestrante compartilhou um pouco de suas vivências, com o intuito de conscientizar as turmas e abordar o assunto. “Essa é uma idade em que os adolescentes têm seus dogmas e pensamentos, além daquela sensação de que ‘nada vai acontecer comigo’. Por isso acho tão importante falar sobre o uso abusivo do álcool, drogas e medicamentos na escola, a melhor coisa que podemos dar para esses jovens é a informação!”, disse Hiram.

Para a psicóloga da unidade do Ensino Médio, Débora Veloso, essas conversas com os alunos são importantes para atuar de forma preventiva. “Nós mostramos que eles têm o poder da escolha”, afirmou.

Esta não é a primeira ação do Competências para a vida sobre o tema neste ano, os 1º e 2º anos já participaram de bate-papos sobre o assunto com a farmacêutica Paula Carpes e a psicóloga Sandra Konstantinidis, respectivamente. “Ainda neste semestre, os alunos terão uma aula de laboratório em que farão experimentos que exemplificam o que acontece com o corpo após a ingestão de certa dose de álcool”, finalizou Débora.