24 de outubro de 2018

Violência contra a mulher e feminicídio são temas do projeto Atualidades em debate

Objetivo do projeto é atualizar os alunos diante das questões de atualidades mais presentes na sociedade.

Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma conversa com o tema “feminicídio” com a professora Samara Carvalho. A proposta faz parte do projeto “Atualidades em debate”, que tem o objetivo de estimular a produção colaborativa de conhecimento, a formação para cidadania e a atualização permanente de alunos.

O debate teve como propósito desnaturalizar a violência contra as mulheres e explicar para os alunos o que de fato é caracterizado como feminicídio. “O mais interessante é fazer com que o aluno consiga obsevar se isso faz parte ou não da realidade dele. É uma questão de conscientizar e sensibilizar os alunos sobre a questão”, afirmou Samara.

A professora ainda destacou a importância dos homens no debate. “Os meninos também foram à aula e isso é muito interessante. Não dá para ficar trabalhando somente a questão com a mulher. Não adianta só politizar a vítima e esquecer de trabalhar a questão com o gênero masculino. É um trabalho universal”, contou.

As aulas visam atualizar os alunos diante das questões e debates mais presentes na pauta da sociedade e desenvolver habilidades específicas do trabalho com debates. Os alunos ainda utilizam o projeto nas aulas de redação para escrever sobre o que foi aprendido.