Programa Internacional celebra o Halloween e o Día de Los Muertos
Além de ser uma festividade, o evento proporcionou a imersão em outras culturas.
Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween surgiu há mais de 3 mil anos, com o povo celta e, inicialmente, celebrava a colheita. A festa se popularizou por toda a Europa, sendo levado pela Inglaterra para os Estados Unidos, onde atualmente é comemorado com mais força. Sua data oficial é 31 de outubro.
Já o Día de Los Muertos é uma tradição asteca que se perpetuou por todo o México. Ao longo de três dias, são feitas celebrações cheias de cores e o povo mexicano acredita que seus entes queridos que já partiram podem visita-los. A celebração vai de 31 de outubro a 02 de novembro.
Devido a toda força cultural dessas festividades, o programa internacional do Colégio – JPI – realizou uma aula híbrida em homenagem as datas.
O evento contou com seis estações e todos os alunos do 2º ao 5º ano do JPI puderam participar. Elas foram divididas por áreas de conhecimento e desenvolvimento: a dança e a mímica eram para que o grupo pudesse aprimorar sua coordenação motora. Os jogos da memória e da adivinhação faziam com que eles usassem o raciocínio lógico. Havia também exercícios de criação, nos quais eles puderam colocar em prática toda a criatividade, construindo caveiras mexicanas e castelos assombrados. Todas as atividades foram realizadas em inglês ou espanhol.
Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Angelita Almeida, a festa foi apenas o encerramento de um ciclo que durou por todo o mês de outubro. “Além do ensino de idiomas, o JPI proporciona imersão em diferentes culturas, eles tiveram muitas aulas sobre todo o histórico dessas comemorações”. Ainda de acordo com ela, toda a decoração foi feita por eles ao longo das aulas, e cada detalhe tem um significado dentro do contexto do tema.
Os pais puderam contribuir com o lanche colaborativo, e quase todos os alimentos eram personalizados. O pequeno Guilherme Correa enfatizou não ter gostado do dia comemorativo que teve: “Eu não gostei… eu amei! Teve dança, brincadeira, atividades e eu e meus amigos nos divertimos muito”, finalizou.