JP Internacional
Cultura e conhecimento na formação do aluno multilíngue
Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, a proposta Internacional do Colégio privilegia a formação integral do aluno multilíngue.
Em um ambiente de imersão, com profissionais altamente qualificados, o projeto conta com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de quatro línguas estrangeiras. Desse modo, a partir de 2020, o aluno que optar pelo programa desenvolverá a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das Línguas Inglesa, Espanhola e Alemã ou Francesa, além de um amplo conhecimento cultural, por meio de atividades de cunho prático e vivencial.
A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e hábitos de outros lugares do mundo e privilegia a observação de aspectos histórico-culturais, a flexibilidade quanto às diferenças e a valorização da cultura nacional e internacional.
O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais, além de atividades autorais, cuidadosamente elaboradas pela equipe pedagógica, que oferecem aos alunos aulas de outros componentes curriculares em língua estrangeira, como História, Ciências e Geografia.
A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente. Portanto, a vivência de crianças em um ambiente de imersão em língua estrangeira, antes dos quatro anos de idade, aumenta a possibilidade de elas se tornarem fluentes.
Por isso, o JP Internacional começa no Petit Piaget e tem continuidade nos Ensinos Fundamental e Médio, com o High School.
No Ensino Fundamental II, o currículo internacional conta com até oito aulas em inglês. Quatro delas são de Língua e Cultura Inglesa e fazem parte do programa Global Leaders, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas). Além das aulas em Espanhol e Francês ou Alemão.
O aluno do JP Internacional, aprovado no 8º ano, tem acesso direto ao Jean Piaget High School, que tem o seu início no 9º ano do Ensino Fundamental II.
As habilidades do cérebro multilíngue
Na medida em que é estimulada a pensar em mais de um idioma, a criança desenvolve um pensamento mais elaborado, sabendo que a estrutura que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra e, assim, exercita a habilidade de comparação ao utilizar os diferentes idiomas.
No programa Internacional, os currículos regular e ampliado mantêm um diálogo contínuo; assim, as contribuições fortalecem e aprofundam a aprendizagem e a formação do aluno, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.
Entre o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno será, também, preparado para os mais importantes exames internacionais de certificação em Língua Inglesa, Espanhola e Alemã. Os certificados de Cambridge (inglês), do Instituto Cervantes (espanhol), do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (francês) e do Instituto Goethe (alemão), reconhecidos pelas principais universidades internacionais, atestam o grau de competência e domínio do idioma.
Carga horária em língua estrangeira
Educação Infantil
Nível II (até 2 anos): 25 horas semanais
Nível III (de 2 a 3 anos): 25 horas semanais
Nível IV (de 3 a 4 anos): 25 horas semanais
Nível V (de 4 a 5 anos): 30 horas semanais
Ensino Fundamental I
Carga horária do curso regular: 30h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 45h/aula semanais.
Até 17 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês e Espanhol)
Ensino Fundamental II
Carga horária do curso regular: 32h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 40h/aula semanais.
Até 13 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês, Espanhol e Francês ou Alemão)
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.
Elvira Fernandes Garcia
Coordenadora Pedagógica
Graduação em Letras – Unisantos
Graduação em Pedagogia – Don Domênico
FCE – First Certificate in English (University of Cambridge)
Michigan – Proficiency Examination (University of Michigan)
Curso de Formação de Professores/Ensino Reflexivo – Fundação Teófilo Ottoni
Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica
Professora nativa da Argentina.
Licenciatura Inglês/Espanhol – Unisantos.
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford.
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes.
Jamile Gonçalves Salaro
Inglês
Graduação em Letras (em andamento) – Unisantos.
Graduação em Direito – Unimes.
Certificação Cambridge – TKT, ICELT e CAE.
Aline Reis Cobo
Inglês
Graduação em Letras – Mackenzie.
Certificado de proficiência em Inglês – FCE ( First Certificate in English).
Sandra Corzo Rodriguez
Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas.
Licenciatura em Letras – Unisantos.
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio.
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan.
Paula Tavolaro Rajabally Morais
Inglês
Complementação Pedagógica em Letras – Licenciatura em Inglês – Unisantos.
Proficiência em Inglês (Universidades de Cambridge e Michigan).
Tyler Stout
Cultura Inglesa
Professor nativo dos Estados Unidos.
Business Management – University of Phoenix.Web Development/Graphic Design Certifications – Riverside Community College.
Teaching Certification – Penn Foster University.
Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri para ministrar as disciplinas Speech, English, Economics, Health, History, Government, College Prep.
Fernanda Alves Taipina Pedro
Espanhol
Licenciatura Plena em Letras – Português e Espanhol – Unisantos.
Certificado DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) – Nível B2.
Isis Aquino
Língua e Cultura Espanhola
Luis Alfredo Sánchez García
Língua e Cultura Espanhola
Professor nativo da Espanha.
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri.
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE).
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Kathrin Grund
Alemão
Professora nativa da Alemanha.
Graduação em Turismo – Universidade Ciências Aplicadas em Moenchengladbach, Alemanha.
Mestrado em Turismo Internacional – Universidade Westküste, Alemanha.
Graduação em Administração de Empresas – FATEC Rubens Lara.
Especialização em Administração e Publicidade – Ogilvv & Mather, Alemanha.
Estudos Literários: ensino por meio da leitura de clássicos infanto-juvenis
Novel Study ou Estudo de clássico literário é um formato de estudo que refere-se ao processo de ler (estudar) um texto (clássico) em conjunto, de forma que a leitura não seja vista como uma atividade passiva, mas um processo ativo que leva ao desenvolvimento da aprendizagem. Ler para aprender requer um esforço consciente para criar conexões, entender opiniões, pesquisar e aplicar o que você aprende aos seus estudos.
Os estudos literários são uma forma de aprender e aplicar estratégias para compreender o mundo, observar nosso entorno de maneira diferente ou entender pontos de vista discordantes e até mesmo opostos. Durante a leitura, o texto é usado para praticar compreensão e fluência, bem como conceitos de alfabetização como causa/efeito, sumarização, fazer inferências, desenvolver repertório. Permite também que os alunos possam expressar suas opiniões e ideias. O conteúdo do livro é tão importante quanto as habilidades que os leitores estão usando para compreender e interpretar o texto.
Para cada ano do Internacional há a indicação de um estudo literário em língua inglesa e espanhola.